Skip to content

Morango

Morango – Como fruta, raramente há quem não a aprecie, seja no seu estado natural, seja preparado em conserva. Antes de ser usado, ele precisa ser cuidadosamente lavado, o que é indispensável de vários pontos de vista. Os horticultores combatem as pragas dos morangueiros com auxílio de compostos de cobre e outros fungicidas e inseticidas venenosos.

E pode haver horticultores não esclarecidos ou inescrupulosos, que reguem suas plantações com água poluída. Dai o grande perigo de tifo, paratifo e outras moléstias contagiosas. Se o morango é de procedência duvidosa, deve ser banhado em sumo de limão, que minimiza o perigo de que estamos falando. Quando necessário guarda-lo por um ou dois dias, pode-se colocá-lo em ligeiras camadas sobre uma peneira e guardá-lo em lugar suficientemente fresco.

Utilidades Medicinais

Ácido úrico – Recomenda-se substituir esporadicamente algumas refeições por morango, exclusivamente. Além disso, convém passar um ou dois dias por semana, na época desta fruta, só com morangos, quando é indicado repouso.

Bexiga, cálculos da – Tomar de manhã em jejum uma colher de sopa de suco de morango puro.

Catarros pulmonares – Proceder como indicado em ácido úrico. Tomar o xarope de morango: cozinhar o suco de morango com mel (metade de cada um) por aproximadamente uma hora. Tomar uma colher de chá de hora em hora.

Diarréia crônica – Tomar o chá das folhas.

Diurese – O decocto da raiz é diurético.

Febre – Tomar suco de morango.

Reumatismo – Substituir refeições pelo uso exclusivo de morango. Passar um ou dois dias por semana só com morango, quando se deve manter repouso.

Rins, doenças dos – Proceder como indicado em ácido úrico . Pode-se fazer refeições exclusivas de morango amassado com mel.

Verminoses – Proceder como indicado em ácido úrico.

Fonte: Frutas na medicina natural

You may also like